Ofertas

Bolsa de investigação TimberTech (ref. 2022.06937.PTDC_02)

O SerQ abre concurso para a atribuição de uma Bolsa de Investigação no âmbito do projeto exploratório TimberTech com a referência 2022.06937.PTDC_2 e com o título “Produtos estruturais de madeira com desempenho inovador ao nível da ductilidade”, financiado pela FCT (Fundação para a Ciência e Tecnologia).

Nº de bolsas a atribuir: 1

Destinatários/as da(s) bolsa(s): Os candidatos devem ser portadores do grau de Mestre em Engenharia Civil ou áreas afins, e deverão estar inscritos em: i) programa doutoral na área de Engenharia Civil ou áreas afins, ou ii) num curso não conferente de grau relacionado com o tipo de atividade da bolsa.

Consideram-se «Cursos não conferentes de grau académico» os cursos a que se refere a alínea e) do n.º 3 do artigo 4.º do Decreto-Lei n.º 74/2006, de 24 de março, na sua redação atual, desde que desenvolvidos em associação ou cooperação entre a instituição de ensino superior e uma ou várias unidades de I&D, de acordo com o previsto na alínea e) do Artigo 3.º do Regulamento de Bolsas de Investigação da FCT.

Ainda que os(as) destinatários(as) tenham de estar inscritos num ciclo de estudos conducente à atribuição de grau académico ou em curso não conferente de grau académico, não é exigido no momento da candidatura que o candidato(a) tenha efetuado essa inscrição prévia, sendo que a prova de inscrição deve ser efetuada até à contratualização da bolsa. Aos candidatos apenas é exigido que cumpram os requisitos para se virem a inscrever na oferta formativa. Se existirem candidatos já inscritos (incluindo a frequentar um curso), estes concorrem ao concurso em pé de igualdade com aqueles que não se encontram inscritos.

Plano de Trabalhos: O/a Bolseiro/a será responsável pelo desenvolvimento das seguintes atividades:

  • Caracterização da matéria-prima (madeira serrada) com vista ao seu uso em estruturas de madeira;
  • Ensaios de desempenho de colagem de madeira;
  • Análise numérica e caracterização experimental de elementos estruturais de madeira;
  • Análise de sensibilidade e tratamento de dados;
  • Produção de relatórios e outra documentação técnica no âmbito do projeto.

Local de trabalho: O trabalho será desenvolvido no SerQ – Centro de Inovação e Competências da Floresta (Sertã).

Duração da Bolsa: A bolsa terá a duração de 6 meses.

Condições de renovação: Eventualmente renovável não podendo exceder a duração máxima do projeto (18 meses).

Prazo de candidaturas: As candidaturas poderão ser efetuadas entre 31/03/2023 e 16/04/2023.

Local de publicação: euraxess.pt

Para MAIS INFORMAÇÕES relativamente ao processo de candidatura, consulte o edital do aviso.