Áreas de atuação

A atuação do SerQ abrange toda a cadeia de valor desde a produção até à colocação do produto de base florestal no mercado

No SerQ procuramos valorizar, quantificar e avaliar recursos e resíduos florestais

Floresta

Assumimos um POSICIONAMENTO SINGULAR na I&D&I associada ao SETOR FLORESTAL nacional e internacional, não só porque desenvolvemos e PROMOVEMOS I&D&I em toda a CADEIA DE VALOR setorial - da produção florestal, passando pela transformação industrial, criação e circularidade de produtos - mas também porque fisicamente estamos localizados numa REGIÃO com uma forte ligação económica e social ao setor florestal.

Na base desta cadeia de valor e também na nossa, está a FLORESTA. Para nós o foco está na VALORIZAÇÃO da madeira e dos seus produtos derivados como matérias-primas de excelência para a CONSTRUÇÃO.

Olhamos na perspetiva de ajudar a ENCONTRAR SOLUÇÕES que permitam aos proprietários e produtores florestais OTIMIZAR E VALORIZAR os seus recursos florestais, em particular os resíduos florestais, outros subprodutos e outras espécies florestais de forma a ACRESCENTAR VALOR a uma gestão florestal holística.

Para isso, pesquisamos, investigamos e DESENVOLVEMOS utilizações inovadoras para os recursos florestais e resíduos da exploração, que resultam em NOVOS PRODUTOS ou produtos melhorados para fins energéticos e para a construção civil à base de produtos de madeira, ou outros produtos de base florestal.

Procuramos contribuir para a melhoria da COMPETITIVIDADE da madeira maciça e da sua escassez, identificando espécies alternativas, promovendo-as através da suas características, potencialidades e competitividade dos produtos associados.

A melhoria da competitividade é feita igualmente com base na transferência de CONHECIMENTO e de competências que ajudem os proprietários, produtores e técnicos florestais a PROMOVER a redução do risco de incêndio florestal, a encontrar novas espécies florestais valorizadas pela indústria, a desenvolver novas formas de rentabilização dos ativos florestais e POTENCIAR o uso das tecnologias de informação.

A experiência acumulada permite ao SerQ posicionar-se como uma instituição de referência para apoio e auxilio à indústria

Indústria

A nossa estratégia para apoiar e PROMOVER a inovação e o desenvolvimento tecnológico e científico da INDÚSTRIA transformadora de madeira, assenta em 4 pilares:

  • INVESTIGAÇÃO

A estreita RELAÇÃO com várias entidades do ensino superior (nacional e internacional) e com outras instituições de I&D&I (incluindo os seus sócios fundadores) permite-nos um posicionamento como PÓLO DINAMIZADOR entre a academia e a indústria, colocando ao serviço da última todas as condições necessárias para apostar na IMPLEMENTAÇÃO de novos produtos e INVESTIGAÇÃO de novos processos e técnicas de fabrico com vista ao aumento de ganhos de PRODUTIVIDADE pelas empresas.

  • ENSAIOS LABORATORIAIS

O nosso espaço da NAVE DE ENSAIOS equipado com um conjunto alargado de máquinas e softwares de ensaio e um laboratório de análises químicas, aliados a uma equipa de recursos humanos altamente QUALIFICADOS das mais diversas áreas de ESPECIALIZAÇÃO, permite-nos realizar um grande conjunto de ensaios laboratoriais, mecânicos e químicos, para CARACTERIZAÇÃO dos vários produtos e soluções desenvolvidas.

  • DESENVOLVIMENTO E VALIDAÇÃO DE PRODUTO

Desde a nossa fundação desenvolvemos PRODUTOS INOVADORES à base de madeira, seja a nível de investigação com a academia, seja em COLABORAÇÃO com a INDÚSTRIA, e temos no nosso portfólio um vasto leque de produtos desenvolvidos, contabilizando também o registo de uma PATENTE.

  • ACONSELHAMENTO TÉCNICO

A nossa equipa está dotada de COMPETÊNCIAS e um profundo grau de conhecimento relativamente a todo o CICLO DE VIDA das soluções em madeira, desde a extração, passando pela transformação e produção, aplicação e sustentabilidade e circularidade. Disponibilizamos à indústria transformadora ACONSELHAMENTO TÉCNICO orientado, desde a melhoria e OTIMIZAÇÃO de processos em fábrica até à APLICAÇÃO do produto final, MANUTENÇÃO e DIAGNÓSTICO, e definição de cenários de ECONOMIA CIRCULAR.

O setor da construção é responsável por uma percentagem significativa da extração de recursos naturais e dos resíduos produzidos no mundo, devemos por isso saber aplicar e utilizar a madeira, com vista à durabilidade e sustentabilidade

Construção

A construção é um setor relevante na cadeia de valor florestal uma vez que incorpora uma grande variedade de produtos e soluções à base de madeira. Importa garantir uma correta definição, aplicação e utilização destes produtos e soluções, de forma a aumentar a durabilidade e, em consequência, a sustentabilidade a longo-prazo.

Enquadrando-se na nossa área de atuação, reunimos as condições para prestar todo o tipo de apoio no ciclo de vida de uma construção, desde a conceção ao desmantelamento e/ou reconversão/reabilitação:

  • CONCEÇÃO E PROJETO

- Desenho e propostas de SOLUÇÕES CONSTRUTIVAS para estruturas de madeira e APOIO à implementação
- APOIO à elaboração de PROJETOS DE LICENCIAMENTO e EXECUÇÃO de estruturas em madeira
- Dimensionamento de LIGAÇÕES para estruturas em madeira

 

  • PROPRIEDADES DOS MATERIAIS E PRÁTICAS CONSTRUTIVAS

APOIO à elaboração de cadernos de encargos com definição de ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS e BOAS PRÁTICAS construtivas
- INSPEÇÃO TÉCNICA e VERIFICAÇÃO de propriedades e características dos materiais de acordo com o caderno de encargos
- CLASSIFICAÇÃO DE MADEIRA em estaleiro / obra

 

  • CONSERVAÇÃO, REABILITAÇÃO E MONITORIZAÇÃO

- APOIO à definição das características dos produtos de madeira a aplicar
- AVALIAÇÃO do ESTADO DE CONSERVAÇÃO dos produtos de madeira
- Propostas de soluções de REABILITAÇÃO de estruturas de madeira
- Monitorização e sensorização do COMPORTAMENTO ESTRUTURAL e de FATORES DE DURABILIDADE dos produtos durante o período de instalação e utilização

 

  • SUSTENTABILIDADE E CICLO DE VIDA

- Quantificação de IMPACTES AMBIENTAIS, ECONÓMICOS E SOCIAIS de produtos e soluções construtivas
- Quantificação da PEGADA DE CARBONO de produtos e soluções construtivas
- Produção de DECLARAÇÕES AMBIENTAIS DE PRODUTO (DAP)

  • NOVOS PROCESSOS E METODOLOGIAS

- APOIO à implementação da metodologia BIM (Building Information Modelling)
- APOIO à contratação da metodologia BIM

A madeira tem um potencial único de reutilização e reaproveitamento, que se traduz numa vantagem competitiva em modelos de economia circular

Sustentabilidade & economia circular

A nossa VISÃO E ESTRATÉGIA para os produtos de madeira e de base florestal em fim de vida visa um grande objetivo: a REUTILIZAÇÃO e consequente criação de modelos de ECONOMIA CIRCULAR.

Quem trabalha produtos à base de madeira parte com uma VANTAGEM COMPETITIVA para a criação de modelos de ECONOMIA CIRCULAR. Além da sua origem sustentável, em cenários de FIM-DE-VIDA, a madeira, enquanto matéria-prima, tem uma FLEXIBILIDADE DE UTILIZAÇÕES E REAPROVEITAMENTOS que outros materiais não têm.

Esta visão circular é uma inevitabilidade do trabalho que fazemos e, como consequência, colocamos à disposição das empresas e dos investidores o ACOMPANHAMENTO TÉCNICO E DE APOIO À INOVAÇÃO E DESENVOLVIMENTO que os modelos de economia circular necessitam:

- APOIO à implementação de modelos de produção mais eficientes com vista à redução do consumo de matérias-primas
- DESIGN e CÁLCULO de produtos com vista ao aumento do seu período de vida útil e a sua reutilização em fim- de-vida
- PROMOÇÃO e DINAMIZAÇÃO da reutilização, reciclagem e reaproveitamento de produtos de madeira
- TRANSFORMAÇÃO e preservação de produtos de madeira com valor patrimonial e sentimental associado
- Criação de modelos de RASTREABILIDADE, integridade ou classificação in-situ
- CAMPANHAS de transferência de conhecimento, SENSIBILIZAÇÃO da comunidade e envolvimento social em torno desta matéria
- VALORIZAÇÃO de subprodutos e resíduos, com foco na criação de produtos inovadores à base de madeira reciclada
- Estudos de AVALIAÇÃO DO CICLO DE VIDA (ACV) para quantificação de impactes