Notícias

SERQ APRESENTOU O PROGRESSO RELACIONADO COM O PROJECTO INTERREG SUDOE EGURALT NA EGURTEK 2022

Este Fórum Internacional de Arquitetura e Construção em Madeira contou com cerca de 1.300 profissionais e é um dos eventos mais importantes do sul da Europa neste sector.

O SerQ – Centro de Inovação e Competências da floresta, juntamente com os restantes parceiros do projeto Interreg SUDOE Eguralt, bem como profissionais do mundo da construção participaram num dos Seminários técnicos da Egurtek para apresentar os objetivos e o progresso do projeto.

O Seminário Técnico foi aberto por Arantxa Arregui (Nasuvinsa – líder de consórcio), e Oskar Azkarate, Diretor da Baskegur. Após a introdução do projeto Eguralt, Azahara Soilán, (XERA), e Oskar Azkarate explicaram as oportunidades identificadas para a construção de edifícios de média altura com madeira.

De seguida, Aline Barlet e Régis Le Normand (ENSAP Bordeaux), partilharam os resultados relativos à perceção dos utilizadores de edifícios de madeira, em particular no território Espanhol. A sessão continuou ainda com uma apresentação de Maitane Zazu e Ana Aritz (Nasuvinsa), sobre a Promoção Pública de edifícios de madeira em Navarra. Após esta apresentação, Carlos Martins (SerQ), tomou a palavra para explicar o trabalho sobre soluções estruturais de madeira baseadas em espécies locais desenvolvido em parceria com o Cesefor.

Após um breve intervalo, Apolline Oswald (Xylofutur) falou sobre a Rede Eguralt que pretende reunir os intervenientes no setor da Construção em Madeira. Foi seguido por Gonzalo Moltini, (Cesefor), que apresentou o livro Identificação e Análise: conteúdos e MyMaps, desenvolvido em colaboração com a Universidade de Valladolid. O dia terminou com uma mesa-redonda na qual as pessoas que assistiram ao Seminário Técnico tiveram oportunidade de questionar os oradores relativamente às dúvidas que surgiram durante as suas apresentações.

O que é o EGURALT?

É um projeto europeu com 8 entidades beneficiárias de 6 regiões da área do Sudoe que permitirá a aplicação e divulgação de soluções inovadoras para a promoção da construção de média altura com madeira na área do Sudoe, contribuindo para o desafio global da luta contra as alterações climáticas através da promoção da utilização de materiais naturais de fontes sustentáveis e renováveis.

Financiado pelo Programa Interreg Sudoe através do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional, Eguralt tem um orçamento FEDER de 1.011.562,20 euros.