Notícias

As alterações climáticas em discussão no SerQ

As alterações climáticas em discussão no SerQ

No passado dia 6 de fevereiro, o SerQ acolheu uma iniciativa do CentroAdapt dedicado à temática “As alterações climáticas no contexto da indústria da madeira”.

No âmbito desta iniciativa foram apresentadas e discutidas várias ideias. Sofia Knapic, investigadora do SerQ, falou sobre a “Influência das alterações climáticas na qualidade e disponibilidade de madeira para a indústria”, focando os futuros desafios no que respeita à qualidade da madeira disponível para o uso industrial, nomeadamente alterações nas suas propriedades, mas também na disponibilidade em quantidade das diferentes espécies que abastecem as nossas indústrias florestais. No âmbito dos desafios foi abordada a possibilidade das alterações climáticas poderem contribuir para a promoção da utilização de madeira na construção.

Vanda Oliveira, investigadora do CEF/ISA, falou sobre as “Estratégias de gestão florestal adaptativa, consequência para a indústria da madeira”, focando quais as melhores práticas de gestão florestal adaptativa a adotas para fazer face a estas alterações.

Paulo Fernandes, professor na UTAD, falou sobre o “Clima, regime de fogo e produção lenhosa”, focando como é que as alterações climáticas irão potencialmente afetar o regime de fogo em Portugal e, portanto, a produção florestal. Foram apresentadas e discutidas as tendências expectáveis de acordo com o conhecimento atual e as correspondentes medidas de adaptação e mitigação.

Este evento esteve em destaque na parte 2 do programa da RTP "Portugal em Direto", do dia 6 de Fevereiro.

in https://www.rtp.pt/play/p5286/e388582/portugal-em-direto/721800 06-02-2019