Projetos em Curso

OptimizedWood - Otimização de recursos florestais na construção

Prazo de execução: 12-2016 a 12-2018

O principal objetivo deste projeto é desenvolver e validar, em ambiente industrial, um produto de construção inovador em madeira que consiste num painel compósito com diversas funcionalidades inovadoras. O principal enfoque da investigação será um painel híbrido passível de ser personalizado, totalmente compatível com as tendências modernas de construção em madeira.

O recente surgimento de um novo sistema de construção baseado em painéis maciços de madeira, Cross Laminated Timber (CLT), permitiu uma nova abordagem na conceção e construção de edifícios em madeira. Com este sistema torna-se possível construir edifícios até alturas antes impensáveis ou legalmente proibidas para construções com estrutura em madeira e, ao mesmo tempo, oferecer enormes benefícios, quer em termos de conforto térmico, acústico e sísmico, associados a uma significativa redução dos tempos de construção.

No entanto, este novo sistema de construção em painéis maciços de madeira, a par de todos os benefícios que apresenta acarreta igualmente alguns inconvenientes, de entre os quais se destaca o enorme volume de madeira requerido para elaboração deste tipo de painéis. Surge assim a necessidade de otimizar ou apresentar alternativas viáveis a esse tipo de sistema.

Outra dificuldade que existe é a compatibilização deste sistema construtivo com elementos construtivos existentes ou infraestruturas normais da construção (ex: redes de águas e esgotos, redes elétricas, telecomunicações, etc.), quer seja em construção nova, ou em construção antiga. Neste projeto pretende-se desenvolver uma solução que contorne ou minimize de forma significativa estas dificuldades, e que seja altamente inovadora a nível internacional.

O principal enfoque da investigação será um painel híbrido passível de ser personalizado, totalmente compatível com as tendências modernas de construção em madeira. Para tal, o produto a desenvolver será inovador sob várias perspetivas, nomeadamente: otimização de performances estruturais e não estruturais do próprio painel, possibilidade de melhoria de blindagem eletromagnética, uso mais racional de matérias-primas e valorização de espécies de madeira nacionais. A investigação incluirá ainda o desenvolvimento de técnicas de ligação entre os próprios painéis mas também a compatibilização destes com a construção existente.