Projetos em Curso

HybridLogShield

Prazo de execução: 09-2018 a 02-2021

POCI-01-0247-FEDER-033691

Os efeitos do ruído na saúde do ser humano encontram-se bem identificados, e constituem claramente um impacto significativo na população exposta. Existem disponíveis medidas de mitigação deste ruído, usadas frequentemente junto a vias de comunicação, nomeadamente barreiras acústicas. Por outro lado, a sociedade em geral tem vindo a estar mais desperta para os perigos de exposição a uma outra solicitação, designadamente a das ondas eletromagnéticas, associadas, por exemplo, a comunicações móveis. Soluções híbridas que possam conjugar a proteção a estes dois tipos de ondas não se encontram disponíveis, mas serão seguramente uma mais-valia para a sociedade, e uma aposta a considerar no futuro próximo.

Pretende-se neste projeto o desenvolvimento de um conjunto de soluções inovadoras e altamente sustentáveis de barreiras em madeira de secção circular, de baixo processamento industrial, baseadas no conceito de cristal sónico, destinadas à minimização dos efeitos do ruído de tráfego e/ou da exposição às radiações eletromagnéticas. Pretende-se que as soluções a desenvolver possam constituir-se como barreiras eficientes, quer do ponto de vista acústico quer do ponto de vista da radiação, podendo ser implementadas pensando apenas numa dessas componentes, mas podendo também construir uma solução híbrida que garanta em simultâneo as duas componentes. Dado o caráter inovador e até disruptivo da tipologia de solução proposta, considera-se que o projeto poderá gerar um produto de grande interesse prático e permitir valorizar economicamente um recurso natural e renovável existente na região centro.

Desta forma, espera-se um impacto económico muito positivo, e considera-se como muito viável a possibilidade de internacionalização para mercados europeus, designadamente em países onde as exigências regulamentares e a consciencialização social no que respeita ao ruído e às radiações eletromagnéticas são mais intensas.

O projeto foi prorrogado por um período de 12 meses, sendo a nova data de término 27/02/2022.

Tipologia de Operação: Sistema de Incentivos à Investigação e Desenvolvimento Tecnológico Empresarial – Projetos em Copromoção

Investimento Total Elegível: 451.815,26€

Apoio Financeiro: 305.684,19€