Projetos em Curso

Certificação e Classificação de Madeira Serrada

Prazo de execução: 09-2018 a 09-2020

O projeto “Certificação e Classificação de Madeira Serrada – Implementação de Técnicas Inovadoras e Promoção” tem como objetivo principal a dinamização do mercado da madeira serrada de Pinho bravo para aplicação na construção, mais concretamente em estruturas, permitindo a valorização deste recurso natural e endógeno.

O projeto irá contribuir para a otimização da utilização estrutural de madeira de pinheiro bravo, permitir o cumprimento do Regulamento dos produtos da Construção no que se refere á obrigatoriedade de marcação CE destes produtos e aumentar a confiança por parte dos prescritores e aplicadores nos produtos nacionais, uma vez que permite a produtores e fornecedores garantir e comprovar a qualidade do seu produto.

O projeto constitui um primeiro e importante passo para a mudança de atuação do setor da madeira serrada, com a introdução de processos e procedimentos com vista ao aumento da qualidade dos produtos e maior conhecimento das suas características, indo de encontro às necessidades de projetistas, prescritores e utilizadores.

O sucesso do projeto passa, portanto, pela transferência de conhecimentos das entidades de I&D para as empresas, de forma a dotar as mesmas das valências necessárias para uma correta classificação da madeira serrada e utilização de boas práticas com o objetivo de implementar no mercado um sistema de classificação mais vantajoso.

O SerQ pretende incentivar a participação de um vasto número de empresas dos setores de serração e fabricação de produtos em madeira. Além da participação ativa das empresas nos setores identificados, estão também previstas várias ações abertas a outros intervenientes interessados, como é o caso de projetistas, arquitetos, prescritores, fornecedores, utilizadores, etc… Tais ações serão divulgadas oportunamente, no entanto, poderá demostrar o interesse no projeto através do endereço: serq@serq.pt e assim ser contactado diretamente aquando da realização de eventos.